4 tipos de segmentação de marketing

Não existe apenas uma maneira de segmentar seu público-alvo . Você pode adotar várias abordagens para agrupar seu público e até usar diferentes tipos de segmentação.

 

Você tem quatro opções para segmentação de marketing:

 

  1. Segmentação demográfica

 

O primeiro em nossa lista dos tipos de segmentação de marketing é a segmentação demográfica. A segmentação demográfica envolve segmentar seu público com base em características como:

 

  • Era

 

  • Gênero

 

  • Etnia

 

  • Situação familiar

 

  • Renda

 

  • Educação

 

As empresas usam essa opção de segmentação quando atendem a vários nichos de pessoas. Se você atende a um público diversificado, essa segmentação é excelente para ajudá-lo a detalhar quem você está segmentando, para que você possa determinar como segmentá-los.

 

  1. Segmentação geográfica

 

Outra opção para segmentar seu público é segmentar com base na localização , conhecida como segmentação geográfica. Você pode segmentar os locais das pessoas com base em:

 

  • Código postal

 

  • Cidade

 

  • Região

 

  • Estado

 

  • País

 

A segmentação geográfica é um dos tipos mais valiosos de segmentação de marketing porque permite que você personalize sua mensagem para locais em áreas específicas. Ele permite que você faça algo tão simples quanto alterar seu idioma para se adequar à sua região de destino.

 

  1. Segmentação psicográfica

 

Outra opção para segmentar seu público é observar os aspectos psicológicos do seu público. Com essa segmentação, você se concentra em como seu público pensa e o que os atrai.

 

Você pode segmentar seu público com base em:

 

  • Interesses

 

  • Hobbies

 

  • Valores

 

  • Estilo de vida

 

Essa opção é ótima se você deseja segmentar pessoas com base em como elas pensam e se comportam. Com a segmentação psicográfica, você pode segmentar pessoas com base em seus interesses e no que mais importa para elas.

 

  1. Segmentação comportamental

 

O último dos tipos de segmentação de marketing que você pode usar é a segmentação comportamental . Com essa opção, você observa como as pessoas interagem com sua empresa e seu site. Você pode segmentar seu público com base em:

 

  • Hábitos de compra

 

  • O que eles navegam online

 

  • Interações com marcas

 

  • O que eles compram

 

A segmentação comportamental e psicográfica são as formas de segmentação de marketing mais utilizadas, pois permitem que as empresas entreguem experiências personalizadas para seu público.

 

2 exemplos de segmentação de mercado

 

  1. Cole Haan: Escolhas personalizadas

 

Tipo de segmentação de marketing: Comportamental

 

O primeiro em nossa lista de exemplos de segmentação de mercado vem de Cole Haan. Esta empresa de moda enviou um e-mail para um assinante com base em seus comportamentos de compras anteriores.

 

Cole Haan usou esses comportamentos para enviar um e-mail adaptado à forma como o assinante navegava. Como resultado, eles viram um e-mail cheio de produtos relacionados aos visualizados anteriormente.

 

Este exemplo de segmentação de marketing é um ótimo modelo para pegar o comportamento de navegação do seu público em seu site e adaptar sua mensagem de marketing a eles. É uma excelente maneira de gerar mais conversões para sua empresa.

 

  1. Esopo: Comprando para o Dia das Mães

 

Tipo de segmentação de marketing: Demográfico

 

O próximo em nossa lista de exemplos de segmentação de marketing vem da Aesop. Neste exemplo, a Aesop enviou um e-mail convidando esses assinantes a conferirem seus produtos para presentear as mamães no Dia das Mães.

 

A segmentação demográfica se concentra em vários grupos, desde jovens adultos que procuram um presente para a mãe até maridos que procuram um presente para suas esposas. A Aesop fornece recomendações que eles acham que as mães adorariam ajudar as pessoas a encontrar o melhor presente para a mãe.

 

Este exemplo de segmentação de mercado é um ótimo modelo de como você pode usar dados demográficos para enviar e-mails relevantes aos assinantes .

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