Onde baixar imagens grátis?

Como dissemos, existem dezenas de opções de bancos de imagens gratuitos (e em alta resolução) na internet, mas nessa lista nós selecionamos 10 sites que apresentam uma boa variedade de imagens além de uma interface prática e agradável.

StockSnap

O site StockSnap disponibiliza imagens com licença Creative Commons zero (CC0), que permite usar todas as imagens do site em qualquer tipo de projeto, sem a necessidade de atribuição. O download é bem simples e não requer nenhum tipo de cadastro.

Reshot

Além de imagens, o site Reshot também disponibiliza outros arquivos gratuitos e bastante úteis para profissionais criativos. São mais de 25 mil imagens que podem ser utilizadas em qualquer projeto. A atribuição também não é necessária nesse caso.

Onde buscar imagens gratuitas?

Os sites abaixo são buscadores que fazem uma varredura em vários sites que disponibilizam imagens gratuitas para download, e são muito úteis para quem deseja praticidade.

O Openverse (antigo CC Search) faz uma busca por mais de 600 milhões de imagens que estão sob licenças do Creative Commons.

Ao procurar imagens para uso comercial, fique atento para utilizar o filtro selecionando a licença CC0 (Creative Commons Zero) ou Public Domain Mark (Imagens de domínio público).

Outros tipos de licença também permitem o uso, mas é necessário citar o autor. As imagens possuem um link para você entender mais sobre cada tipo de licença.

VisualHunt

O VisualHunt também é um buscador que cobre uma grande quantidade de fotos de ótima qualidade e com um sistema de busca eficiente, incluindo busca por cor e licença de uso.

A mesma dica anterior vale para esse site: ao escolher suas imagens, fique atento ao tipo de licença e às obrigações de cada uma, como a citação do autor ou a restrição ao uso em projetos pessoais, por exemplo.

Pexels

O Pexels é uma das plataforma de fotografia com maior tráfego no mundo, onde os próprios fotógrafos disponibilizam gratuitamente algumas de suas fotografias para a comunidade criativa. A citação dos créditos não é obrigatória e também não é necessário cadastro para baixar as fotografias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.