Por que a velocidade do site é importante

É razoável supor que o tempo de carregamento de um site é importante. Podemos concluir com confiança que sites lentos têm problemas de usabilidade e SEO porque sabemos que os usuários odeiam esperar o carregamento de páginas da Web e que o Google usa a velocidade do site como um fator para seus rankings de pesquisa. Mas, quantitativamente, quais são os outros efeitos de ter um site lento?

 

Vejamos alguns casos de empresas de tecnologia compartilhando o que aprenderam sobre otimização da web.

 

Estudo de caso: Amazônia

 

Ao discutir seu trabalho em Big Data em uma apresentação (PDF ou veja um relatório aqui), Greg Linden compartilhou a importância da velocidade do site em termos de receita. Em seu trabalho na Amazon ele falou sobre como apenas um atraso de 100 milissegundos poderia levar a uma queda de 1% na receita da empresa online.

 

Vamos fazer alguns cálculos no verso do guardanapo. Somente no ano passado, a receita estimada da Amazon totalizou US$ 74,5 bilhões. Com base na divulgação da Linden, aumentar o tempo de carregamento da página em apenas uma fração de segundo custaria à Amazon US$ 745 milhões por ano em receita perdida!

 

Estudo de caso: Bing

 

Em uma apresentação conjunta em conferência, Eric Schurman (do Bing) e Jake Brutlag (do Google) discutiram o impacto dos atrasos do servidor web. O Bing realizou um teste experimental para ver o que aconteceria se suas páginas carregassem 1,5 segundos a mais do que o normal. Os resultados? Entre outras métricas importantes, eles observaram diminuições em:

 

  • Satisfação do usuário (-3,8%)

 

  • Receita por usuário (-4,3%)

 

  • Número de cliques (-4,4%).

 

Estudo de caso: Akamai

 

A Akamai é líder do setor de longa data no espaço de entrega de conteúdo.

 

Em 2009, a empresa realizou um estudo de pesquisa envolvendo mais de 1.000 compradores online. Isto é o que eles descobriram:

 

  • O limite é de 2 segundos: mais do que isso e o usuário ficará impaciente

 

  • 40% dos entrevistados abandonarão o site se demorar mais de 3 segundos para carregar

 

Todas essas estatísticas equivalem a uma coisa: quantidade considerável de perdas de receita.

 

Estudo de caso: Google

 

Em uma palestra, Marissa Mayer, então vice-presidente do Google e hoje CEO do Yahoo, discutiu um experimento (vídeo) que ela e sua equipe realizaram na página de resultados de pesquisa do Google.

 

Eles testaram os efeitos de exibir mais resultados nas pesquisas do Google: 10 resultados de pesquisa versus 30 resultados de pesquisa. Analisando seus dados, eles testemunharam 25% menos pesquisas de usuários que viram mais resultados de pesquisa. Mas foi porque exibir mais resultados significava que os usuários encontravam o que procuravam na primeira página de resultados de pesquisa e, portanto, não sentiam necessidade de realizar pesquisas adicionais?

 

Após uma investigação mais aprofundada, eles atribuíram essa queda nas pesquisas (ou seja, impressões de página) ao aumento do tempo de carregamento da página. Em média, o grupo com mais resultados de pesquisa foi submetido a tempos de resposta de página mais longos (0,9 segundos) em comparação com o grupo com menos resultados de pesquisa, mas a página foi carregada mais rapidamente em apenas 0,4 segundos. Em conclusão, o Google descobriu que mesmo alguns milissegundos de atraso – apenas 500 ms para ser exato – poderiam levar a uma redução notável nas impressões de página.

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