A pontuação de otimização do Google Ads é uma métrica de 0 a 100% que demonstra com que sucesso o Google acredita que você está executando suas campanhas.
Se você achar que não está dando lances com a eficiência que poderia, por exemplo, você receberá uma pontuação mais baixa com recomendações sobre como melhorar seu anúncio e seu site profissional.
Como verificar sua pontuação de otimização do Google Ads
Se você ainda não encontrou sua pontuação de otimização no Google Ads, pode encontrá-la acessando “Recomendações” no menu da página à esquerda. Sua pontuação aparecerá como uma porcentagem entre zero e 100.
Qual é a diferença entre o Índice de qualidade e o Índice de otimização?
Certifique-se de não confundir sua pontuação de otimização do Google Ads com seu Índice de qualidade .
O Índice de qualidade é a avaliação do Google da qualidade geral de seus anúncios.
Em outras palavras, mede a qualidade de seus anúncios e campanhas individuais, principalmente em termos de elementos de design e acessibilidade. A pontuação de otimização, por outro lado, mede a qualidade de sua estratégia abrangente, a maneira como você faz seus lances, planeja seu orçamento e segmenta usuários.
A pontuação de otimização é importante para o Google Ads?
Depois de saber qual é a pontuação de otimização do Google Ads, a próxima pergunta é: quanto você deve se importar? Sua pontuação de otimização é uma métrica útil ou você deve ignorá-la?
A resposta curta é que, embora seu índice de otimização não seja tão útil ou confiável quanto seu Índice de qualidade, você ainda pode se beneficiar ao ficar de olho nele e tentar melhorá-lo. A coisa sobre a pontuação de otimização do Google é que ela depende de um algoritmo para tomar decisões altamente subjetivas.
Diferentes empresas são mais adequadas para diferentes estratégias de campanha, e o Google não pode necessariamente levar em conta todos os fatores relevantes. Por exemplo, uma das recomendações mais consistentes do Google é que você ative o Lances inteligentes , que permitirá que o Google ajuste seus lances automaticamente.
Mas, dependendo de suas necessidades, pode não ser uma boa ideia deixar o controle de seus gastos para um algoritmo.
Além disso, lembre-se de que o Google pode se beneficiar do quanto você gasta em seus anúncios. É do interesse do Google persuadi-lo a aumentar seu orçamento e dar lances maiores, e é por isso que muitas de suas recomendações se concentram nesses elementos.
Dito isto, algumas recomendações serão genuinamente úteis. Por exemplo, o Google pode sugerir que uma de suas campanhas teria mais sucesso se usasse extensões de anúncio e isso pode ser uma dica valiosa.
Concluindo, você deve prestar atenção à sua pontuação de otimização do Google Ads, mas faça isso com um olhar cético.
Procure recomendações genuinamente úteis e implemente aquelas que você vê, mas certifique-se de ficar atento às recomendações que não são do seu interesse.